O currículo no contexto da sociedade contemporânea sob a perspectiva de professores da educação básica

Autores

  • Adriana Regina de Jesus Santos Universidade Federal Fluminense
  • Rogerio da Costa Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.762

Palavras-chave:

Prática pedagógica. Relação professor-aluno. Escola básica.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar percepções dos professores da educação básica em relação ao entendimento sobre currículo no contexto da sociedade contemporânea. Neste trabalho, a abordagem qualitativa foi utilizada como metodologia, sendo assim, a pesquisa bibliográfica e de campo formaram o conjunto de procedimentos investigativos. Os resultados indicam que os professores participantes de nosso estudo apresentam uma certa dificuldade em conceituar e compreender o currículo de maneira crítica e reflexiva. Entre as considerações finais, aponta-se  para o fato de que o docente necessita reler o mundo em que está inserido, especialmente as novas realidades ao seu redor.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Federal Fluminense

Docente de Graduação e Pos mGraduação e Pos Doutoranda em Educação na Universidade Federal Fluminense

Rogerio da Costa, Universidade Estadual de Londrina

Docente dos cursos de graduação e Pós Graduação e doutor na area de Ciencias Sociais.

Referências

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1995.

DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, Curitiba: UFPR, n. 24, p. 213-225, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é esclarecimento? Textos Seletos. Tradução Floriano de Sousa Fernandes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

MCLAREN, Peter. A Vida nas Escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artmed, 1997.

PERRENOUD, Philippe. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995.

PINTO, Tarcísio de Paula. Metodologia para a gestão diferenciada de resíduos sólidos da construção urbana. 1999. 189 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

SACRISTÁN, José Gimeno. O Currículo, uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.

SACRISTÁN, José Gimeno. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SACRISTÁN, José Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. Compreender e transformar o ensino. Artmed, 1998.

SANTIAGO, Marlene Ferreira. O efeito da tributação no planejamento financeiro das empresas prestadoras de serviços: um estudo de caso de desenvolvimento regional. 2006. 139f. Dissertação de Mestrado – Universidade de Taubaté, 2006.

SILVA, Rubia da.; Hornburg, Nice. Teorias sobre currículo: uma análise para compreensão e mudança. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, v. 3, n. 10, p. 61-66, jan./jun. 2007.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 13 ed. Petrópolis: Vozes, p. 73-102, 1995.

TYLER, Stephen. Post-modern ethnography: from document of the occult to occult document. In: CLIFFORD, James; MARCUS, George. Writing culture: the poetics and politics of ethnography. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 1986.

VEIGA, Ilma Passos (Org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

Downloads

Publicado

2017-06-06

Como Citar

SANTOS, A. R. de J.; COSTA, R. da. O currículo no contexto da sociedade contemporânea sob a perspectiva de professores da educação básica. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 1, p. 89–105, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.762. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6876. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos