O currículo no contexto da sociedade contemporânea sob a perspectiva de professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.762Palabras clave:
Prática pedagógica. Relação professor-aluno. Escola básica.Resumen
O presente artigo tem como objetivo analisar percepções dos professores da educação básica em relação ao entendimento sobre currículo no contexto da sociedade contemporânea. Neste trabalho, a abordagem qualitativa foi utilizada como metodologia, sendo assim, a pesquisa bibliográfica e de campo formaram o conjunto de procedimentos investigativos. Os resultados indicam que os professores participantes de nosso estudo apresentam uma certa dificuldade em conceituar e compreender o currículo de maneira crítica e reflexiva. Entre as considerações finais, aponta-se para o fato de que o docente necessita reler o mundo em que está inserido, especialmente as novas realidades ao seu redor.
Descargas
Citas
DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, Curitiba: UFPR, n. 24, p. 213-225, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, 2000.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é esclarecimento? Textos Seletos. Tradução Floriano de Sousa Fernandes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
MCLAREN, Peter. A Vida nas Escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artmed, 1997.
PERRENOUD, Philippe. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995.
PINTO, Tarcísio de Paula. Metodologia para a gestão diferenciada de resíduos sólidos da construção urbana. 1999. 189 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
SACRISTÁN, José Gimeno. O Currículo, uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.
SACRISTÁN, José Gimeno. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SACRISTÁN, José Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. Compreender e transformar o ensino. Artmed, 1998.
SANTIAGO, Marlene Ferreira. O efeito da tributação no planejamento financeiro das empresas prestadoras de serviços: um estudo de caso de desenvolvimento regional. 2006. 139f. Dissertação de Mestrado – Universidade de Taubaté, 2006.
SILVA, Rubia da.; Hornburg, Nice. Teorias sobre currículo: uma análise para compreensão e mudança. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, v. 3, n. 10, p. 61-66, jan./jun. 2007.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 13 ed. Petrópolis: Vozes, p. 73-102, 1995.
TYLER, Stephen. Post-modern ethnography: from document of the occult to occult document. In: CLIFFORD, James; MARCUS, George. Writing culture: the poetics and politics of ethnography. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 1986.
VEIGA, Ilma Passos (Org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.