O currículo no contexto da sociedade contemporânea sob a perspectiva de professores da educação básica

Autores/as

  • Adriana Regina de Jesus Santos Universidade Federal Fluminense
  • Rogerio da Costa Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.762

Palabras clave:

Prática pedagógica. Relação professor-aluno. Escola básica.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar percepções dos professores da educação básica em relação ao entendimento sobre currículo no contexto da sociedade contemporânea. Neste trabalho, a abordagem qualitativa foi utilizada como metodologia, sendo assim, a pesquisa bibliográfica e de campo formaram o conjunto de procedimentos investigativos. Os resultados indicam que os professores participantes de nosso estudo apresentam uma certa dificuldade em conceituar e compreender o currículo de maneira crítica e reflexiva. Entre as considerações finais, aponta-se  para o fato de que o docente necessita reler o mundo em que está inserido, especialmente as novas realidades ao seu redor.

 

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Federal Fluminense

Docente de Graduação e Pos mGraduação e Pos Doutoranda em Educação na Universidade Federal Fluminense

Rogerio da Costa, Universidade Estadual de Londrina

Docente dos cursos de graduação e Pós Graduação e doutor na area de Ciencias Sociais.

Citas

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1995.

DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, Curitiba: UFPR, n. 24, p. 213-225, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é esclarecimento? Textos Seletos. Tradução Floriano de Sousa Fernandes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

MCLAREN, Peter. A Vida nas Escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artmed, 1997.

PERRENOUD, Philippe. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995.

PINTO, Tarcísio de Paula. Metodologia para a gestão diferenciada de resíduos sólidos da construção urbana. 1999. 189 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

SACRISTÁN, José Gimeno. O Currículo, uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.

SACRISTÁN, José Gimeno. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SACRISTÁN, José Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. Compreender e transformar o ensino. Artmed, 1998.

SANTIAGO, Marlene Ferreira. O efeito da tributação no planejamento financeiro das empresas prestadoras de serviços: um estudo de caso de desenvolvimento regional. 2006. 139f. Dissertação de Mestrado – Universidade de Taubaté, 2006.

SILVA, Rubia da.; Hornburg, Nice. Teorias sobre currículo: uma análise para compreensão e mudança. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, v. 3, n. 10, p. 61-66, jan./jun. 2007.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 13 ed. Petrópolis: Vozes, p. 73-102, 1995.

TYLER, Stephen. Post-modern ethnography: from document of the occult to occult document. In: CLIFFORD, James; MARCUS, George. Writing culture: the poetics and politics of ethnography. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 1986.

VEIGA, Ilma Passos (Org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

Publicado

2017-06-06

Cómo citar

SANTOS, A. R. de J.; COSTA, R. da. O currículo no contexto da sociedade contemporânea sob a perspectiva de professores da educação básica. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 1, p. 89–105, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.762. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6876. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos