O PIBID e a formação de professores: da magnitude do programa aos desafios formativos institucionais

Autores

  • Claudia Gomes Universidade Federal de Alfenas
  • Helena Maria dos Santos Felício Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.918

Palavras-chave:

Formação docente. Licenciatura. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Resumo

Este estudo tem como objetivo problematizar os propósitos e os desafios formativos postos para a formação docente anunciados pelos projetos institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nas Instituições de Ensino Superior (IES) no território mineiro. Embasado em um delineamento documental foram analisados objetivos institucionais de 39 projetos desenvolvidos entre os anos de 2009 e 2014. Como resultado evidenciou-se que as premissas sustentadoras dos projetos nas IES defendem como pressupostos o alinhamento do programa as ações de valorização e qualificação do trabalho docente, assim como na compreensão da relação Universidade/escola e a interface na/da formação/atuação docente.

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Biografia do Autor

Claudia Gomes, Universidade Federal de Alfenas

Prof. Dra. do Instituto de Ciências Humanas e Letras - UNIFAL-MG

Helena Maria dos Santos Felício, Universidade Federal de Alfenas

Profa. Dra. do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas - PPGE UNIFAL - MG

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Publicado

2017-11-09

Como Citar

GOMES, C.; FELÍCIO, H. M. dos S. O PIBID e a formação de professores: da magnitude do programa aos desafios formativos institucionais. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 3, p. 426–443, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.918. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6998. Acesso em: 7 nov. 2024.