O PIBID e a formação de professores: da magnitude do programa aos desafios formativos institucionais

Authors

  • Claudia Gomes Universidade Federal de Alfenas
  • Helena Maria dos Santos Felício Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.918

Keywords:

Formação docente. Licenciatura. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Abstract

Este estudo tem como objetivo problematizar os propósitos e os desafios formativos postos para a formação docente anunciados pelos projetos institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nas Instituições de Ensino Superior (IES) no território mineiro. Embasado em um delineamento documental foram analisados objetivos institucionais de 39 projetos desenvolvidos entre os anos de 2009 e 2014. Como resultado evidenciou-se que as premissas sustentadoras dos projetos nas IES defendem como pressupostos o alinhamento do programa as ações de valorização e qualificação do trabalho docente, assim como na compreensão da relação Universidade/escola e a interface na/da formação/atuação docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Claudia Gomes, Universidade Federal de Alfenas

Prof. Dra. do Instituto de Ciências Humanas e Letras - UNIFAL-MG

Helena Maria dos Santos Felício, Universidade Federal de Alfenas

Profa. Dra. do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas - PPGE UNIFAL - MG

References

ALARCÃO, I.; TAVARES, J. Supervisão da Prática Pedagógica: Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. 2 ed. Coimbra: Almedina, 2013.

ALONSO, L.; SILVA, C. Questões críticas acerca da construção de um currículo formativo integrado. In: ALONSO, Luísa e ROLDÃO, Maria do Céu. Ser professor do 1º Ciclo: Construindo a Profissão. Coimbra: Edições Almedina, 2005.

ARCE, A. Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe os dez passos para se tornar um professor reflexivo. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 22, n.74, p.251- 283. Abril, 2001.

ARROIO, A. “A Formação Do Pós-Graduando Em Química Para A Docência Em Nível Superior”. Revista Quim. Nova, v. 29, n. 6, p.1387-1392, 2006.

BRASIL. CNE. Resolução CNE/CP 1/2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 09 de abril de 2002. Seção 1, p. 31.

BRASIL. Decreto 7.219/2010. Dispo?e sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciac?a?o a? Doce?ncia - PIBID e da? outras provide?ncias. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 25 de junho de 2010. Seção 1, p. 04.

CAPES. Portaria nº. 096, de 18 de julho 2013. Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciac?a?o a? Doce?ncia (Pibid). Brasília: CAPES, 2013.

CUNHA, M. I. Profissionalização Docente: contradições e perspectivas. In: VEIGA, I. P.; CUNHA, M. I. (orgs). Desmistificando a profissionalização do Magistério. Campinas: Papirus, 1999.

DIEDRICH, M.S; CAIMI, F.E; BRAGAGNOLO, A. A Experiência de iniciação à docência no contexto das relações universidade-escola: a construção de uma história marcada pelo ato de dizer. Entre-Ver-Revista das Licenciaturas, Florianópolis, v. 3, n. 4, p. 262-277, jan./jun. 2013.

FELÍCIO, H. M. S. O PIBID como “terceiro espac?o” de formac?a?o inicial de professores. Revista Dia?logo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 42, p. 415-434, maio/ago. 2014.

FELICIO, H. M. S., GOMES, C.; ALLAIN, L. R. O PIBID na ótica dos licenciandos: possibilidades e limites no desenvolvimento do programa. Educação. Santa Maria, v. 39, n. 2, p. 339-352 | maio/ago. 2014

FERNANDES, M. J. F.; MENDONÇA, S. G. L. PIBID: uma contribuição à política de formação docente. EntreVer-Revista das Licenciaturas, v. 3, n. 4, p. 220-236, 2013.

FLORES, M. A. Currículo, Formação e Desenvolvimento Profissional. In: PACHECO, José Augusto (org). Política de Integração Curricular. Porto: Porto Editora, 2000. p. 147-165.

FORMOSINHO, J. Formação de Professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.

GATTI, B. A. Formação de Professores no Brasil: Características e problemas. Educação e Sociedade. Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010.

GATTI, B. A. e BARRETO, E. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GOMES, C.; SANTOS, G. L.; FELÍCIO, H. M. S. Da iniciação do PIBID à sua institucionalização na UNIFAL-MG: Desafios e perspectivas para uma política de formação e profissionalização docente. In: FELÍCIO, H.; KIILL, K. B.; XAVIER, C. F; SANTOS, C. A. (orgs). Formação Docente e Prática Pedagógica: Reflexões e vivencias do PIBID/UNIFAL-MG. Alfenas, MG: Universidade Federal de Alfenas, 2014. p. 13 – 38.

GOMES, C.; FELÍCIO, H. M. S. Caminhos para a docência: O PIBID em foco. São Leopoldo: Oikos, 2012.

GOMES, C.; SOUZA, V. L. T. Psicologia e inclusão escolar: reflexões sobre o processo de subjetivação de professores. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso), v. 32, p. 1, 2012.

GOMES, C.; BAZON, F. V. M.; LOZANO, D. A formação de professores para a educação in/exclusiva. Revista Educação e Cultura Contemporânea (no prelo).

JARDILINI, J. R. L.; OLIVERI, A. M. R. A formação continuada de professores no âmbito do Pibid na região dos inconfidentes-MG. EntreVer, Revista das Licenciaturas, v. 3, n. 4, p. 237-249, 2013.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 3 ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.

NÓVOA, A. Devolver a formação dos professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação. PPGE/UFES. Vitória, ES, ano 9, v. 18, n. 35, p. 11-22. 2012.

OLIMPIO, F. M. P.; GOMES, C. Desafios e Perspectivas no Ensino de Química: uma análise a partir de pesquisas publicadas sobre a docência. Revista Labirinto, Porto Velho-RO, Ano XIV, Vol. 21, p. 358-382, 2014.

OLIVEIRA, S. R. F; LUGLE, A. M. C. O Pibid/Pedagogia da UEL: compondo a ação docente. EntreVer-Revista das Licenciaturas, v. 3, n. 4, p. 278-291, 2013.

OLIVEIRA, L. M. “Políticas educacionais na formação da professora dos anos iniciais do ensino fundamental em cursos de licenciatura”. In: Ensaio: aval.pol.públ.Educ., v.18, n.67, p.235-252, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Published

2017-11-09

How to Cite

GOMES, C.; FELÍCIO, H. M. dos S. O PIBID e a formação de professores: da magnitude do programa aos desafios formativos institucionais. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 3, p. 426–443, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.918. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6998. Acesso em: 21 nov. 2024.