Universidades de classe mundial e a ideologia da excelência: tendências globais e locais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.985

Palavras-chave:

Universidade de Classe Mundial. Ideologia da excelência. Política educacional. Organismos internacionais. Iniciativas de excelência.

Resumo

Neste trabalho, que resulta de pesquisa de doutorado, analisa-se o modelo de Universidade de Classe Mundial (UCM), a partir das orientações dos Organismos Internacionais (OI), em especial o Banco Mundial (BM), e seus experts e ainda como esta concepção vem ganhando força em vários países, grupos e blocos, incentivando a promoção de programas, políticas e projetos, inclusive, no Brasil. Em termos metodológicos, utilizou-se a análise documental, considerando-se que a investigação sobre as tendências e manifestações da UCM pressupõe a compreensão da totalidade histórica e social. Conclui-se que o modelo de UCM, fundamentado pela Ideologia da Excelência, é uma tendência global que vem sendo utilizada como um arquétipo com o qual se induz à competitividade internacional e eleva-se ao paroxismo a diferenciação/hierarquização entre e intra instituições em diferentes escalas, bem como incita transformações na própria concepção de universidade.

 

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Biografia do Autor

Lara Carlette Thiengo, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Linha Trabalho e Educação.

Lucídio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador Nível 1B do CNPq.

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Publicado

2018-10-19

Como Citar

THIENGO, L. C.; BIANCHETTI, L. Universidades de classe mundial e a ideologia da excelência: tendências globais e locais. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 241–258, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.985. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7055. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos