Diversidade e diferença

movimentos do currículo nos murais de uma escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7059

Palavras-chave:

Currículo. Diferença. Diversidade.

Resumo

A diversidade atravessa documentos oficiais da educação e ressoa em currículos e práticas pedagógicas produzindo discursos de respeito e tolerância. Este trabalho é de abordagem qualitativa e utiliza como estratégia metodológica a arqueologia de Foucault para analisar condições de possibilidade de irrupção de discursos sobre diversidade na educação brasileira. Foram analisados trabalhos de estudantes expostos em murais de uma escola nos quais três discursos foram mapeados: discurso jurídico, de igualdade e de tolerância. O objetivo é problematizar esses discursos a partir de uma análise ancorada na diferença pensada por Deleuze (1988). Conclui-se que, ao difundir discursos sobre diversidade, o currículo reclama um lugar para as identidades diversas, mas não questiona a norma que as produz. Neste sentido, a diferença deleuzeana permite pensar um currículo que foge da representação, pois a diferença não é, ela varia infinitamente à medida que se repete.

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Biografia do Autor

Amarildo Inácio dos Santos, Universidade Regional de Blumenau

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGED-UFBA) na linha de pesquisa Currículo e (In)formação.

Gicele Maria Cervi, Universidade Regional de Blumenau

Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do quadro da Universidade Regional de Blumenau.

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Publicado

2019-02-16

Como Citar

SANTOS, A. I. dos; CERVI, G. M. Diversidade e diferença: movimentos do currículo nos murais de uma escola. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019003, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7059. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7059. Acesso em: 7 nov. 2024.

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