A pedagogia universitária e a formação de professores para a educação básica

aproximações e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v12i01.9654

Palavras-chave:

Pedagogia universitária, Formação de professores, Educação básica

Resumo

Este artigo indica algumas aproximações teóricas quanto às possibilidades e desafios para a consolidação de uma pedagogia universitária para a formação dos profissionais do magistério para atuar na Educação Básica. Metodologicamente, está vinculado à concepção dialética histórica, com aporte na técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2002). A pesquisa indica para as conquistas teórico-metodológicas no âmbito da produção de pesquisa sobre a pedagogia universitária no contexto da educação superior brasileira e para as dificuldades de superação das características da experiência histórica de pedagogia universitária no Brasil, configurando um cenário de disputa entre as conquistas pedagógicas atuais e a tradição técnico-profissionalizante, fragmentada e utilitária da educação superior.

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Biografia do Autor

Paulo Fioravante Giareta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Líder do GForP - Grupo de Estudos em Formação de Professores da UFMS/CPTL.

Beatriz Mussio Magalhães de Paula, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Flávia Moreira Ribeiro Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduada em Pedagogia pela Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba e em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos.

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Publicado

2021-01-12

Como Citar

GIARETA, P. F.; PAULA, B. M. M. de .; RIBEIRO, F. M. R. A pedagogia universitária e a formação de professores para a educação básica: aproximações e desafios. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 12, p. e021002, 2021. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v12i01.9654. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9654. Acesso em: 24 dez. 2024.