REFORMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: BANCO MUNDIAL, CONHECIMENTO E CONSENSOS ATIVOS

Authors

  • Cezar Luiz de Mari UFV
  • Marlene Grade UFOP

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.105

Keywords:

Intelectual coletivo. Educação Superior. Conhecimento. Consenso ativo.

Abstract

O presente trabalho busca analisar a função intelectual do Banco Mundial como produtor e fomentador de conhecimentos diante das mudanças sociais econômicas e políticas e culturais do final do século XX e início do XXI. As análises estão fundamentadas em fontes de documentos oficiais, nacionais e internacioanais e em bibliografias especializadas. Enfocamos os discursos da agência BM sobre o conhecimento, suas concepções e finalidades diante do quadro de reformas educacionais buscando analisar quais os conhecimentos orientados nesse campo. Nessa direção procuramos mostrar que o Banco Mundial articula-se como intelectual coletivo, agência de pensamento dos países centrais, produzindo e fortalecendo ações  que coadunem com os interesses corporativos dos estados nações no campo educacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cezar Luiz de Mari, UFV

Departamento de Educação - DPE/UFV

Marlene Grade, UFOP

Departamento de Ciências Econômicas - UFOP

Published

2011-07-26

How to Cite

DE MARI, C. L.; GRADE, M. REFORMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: BANCO MUNDIAL, CONHECIMENTO E CONSENSOS ATIVOS. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 1, n. 2, 2011. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.105. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6483. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos