REFORMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: BANCO MUNDIAL, CONHECIMENTO E CONSENSOS ATIVOS

Autores/as

  • Cezar Luiz de Mari UFV
  • Marlene Grade UFOP

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.105

Palabras clave:

Intelectual coletivo. Educação Superior. Conhecimento. Consenso ativo.

Resumen

O presente trabalho busca analisar a função intelectual do Banco Mundial como produtor e fomentador de conhecimentos diante das mudanças sociais econômicas e políticas e culturais do final do século XX e início do XXI. As análises estão fundamentadas em fontes de documentos oficiais, nacionais e internacioanais e em bibliografias especializadas. Enfocamos os discursos da agência BM sobre o conhecimento, suas concepções e finalidades diante do quadro de reformas educacionais buscando analisar quais os conhecimentos orientados nesse campo. Nessa direção procuramos mostrar que o Banco Mundial articula-se como intelectual coletivo, agência de pensamento dos países centrais, produzindo e fortalecendo ações  que coadunem com os interesses corporativos dos estados nações no campo educacional.

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Biografía del autor/a

Cezar Luiz de Mari, UFV

Departamento de Educação - DPE/UFV

Marlene Grade, UFOP

Departamento de Ciências Econômicas - UFOP

Publicado

2011-07-26

Cómo citar

DE MARI, C. L.; GRADE, M. REFORMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: BANCO MUNDIAL, CONHECIMENTO E CONSENSOS ATIVOS. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 1, n. 2, 2011. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.105. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6483. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos