Práticas de comunicação de diretores escolares e mediação de conflitos

Authors

  • Débora Oliveira Diogo Unicid
  • Vanda Mendes Ribeiro Unicid e Cenpec

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.724

Keywords:

Gestão escolar, Comunicação, Mediação de conflitos.

Abstract

Este artigo analisa práticas de comunicação de diretores escolares em situações de mediação de conflitos, à luz de referências sobre violência, gestão escolar e mediação de conflito. Observou-se um dia de trabalho de cinco diretores da rede estadual de São Paulo. Para apoio à observação usou-se um roteiro pré-definido bem como caderno de campo. Conclui-se que os diretores não fizeram uso da maior parte das estratégias de comunicação que a literatura indica como relevantes para a mediação de conflitos. A pesquisa gera reflexões sobre os conteúdos de formação de gestores escolares na rede pública face ao objetivo de fortalecimento da cultura de paz nas escolas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Débora Oliveira Diogo, Unicid

Mestre em Educação pela Unicid, diretora de escola da rede estadual de São Paulo.

Vanda Mendes Ribeiro, Unicid e Cenpec

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP com sanduíche na Universidade de Genebra, bolsa Cnpq e Capes. Possui especialização em Sociologia pela Universidade Paris III e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é Pesquisadora no Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). 

Published

2016-09-22

How to Cite

DIOGO, D. O.; RIBEIRO, V. M. Práticas de comunicação de diretores escolares e mediação de conflitos. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 7, n. 1, 2016. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.724. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6860. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos