Práticas de comunicação de diretores escolares e mediação de conflitos
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.724Palabras clave:
Gestão escolar, Comunicação, Mediação de conflitos.Resumen
Este artigo analisa práticas de comunicação de diretores escolares em situações de mediação de conflitos, à luz de referências sobre violência, gestão escolar e mediação de conflito. Observou-se um dia de trabalho de cinco diretores da rede estadual de São Paulo. Para apoio à observação usou-se um roteiro pré-definido bem como caderno de campo. Conclui-se que os diretores não fizeram uso da maior parte das estratégias de comunicação que a literatura indica como relevantes para a mediação de conflitos. A pesquisa gera reflexões sobre os conteúdos de formação de gestores escolares na rede pública face ao objetivo de fortalecimento da cultura de paz nas escolas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.