A percepção da prática pedagógica pelo discente de matemática do PARFOR
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7062Keywords:
Programa de Formação de Professor. Percepção da Prática Pedagógica. Perfil do Professor-Estudante.Abstract
Esta pesquisa foi feita no Pará, estado da Região Amazônica, de 2010 a 2013, durante o período de realização da formação de professores em Licenciatura em Matemática no âmbito do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O objetivo é compreender a percepção dos sujeitos em relação à prática pedagógica a partir de suas experiências e vivências como estudantes do Programa. Concluiu-se que, em relação aos elementos da prática pedagógica, os professores-estudantes demonstraram certo nível de criticidade, ao mesmo tempo em que procuravam reconhecer em sua experiência como discentes as realidades que apresentavam correlação com o contexto no qual sua prática profissional é desenvolvida na educação básica.
Downloads
References
ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Resolução n.º 2, de 1º de julho de 2015. Ministério da Educação, [on-line], 2015. Disponível em: https://goo.gl/GgjT2B. Acesso em: 02 fev. 2018.
BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009: Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Capes, [on-line], 2009. Disponível em: https://goo.gl/m5VmF2. Acesso em: 09 set. 2017.
BRASIL. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB: relatório de gestão 2009-2012. Brasília: DEB/Capes, 2012. Disponível em: https://goo.gl/MpRP9z. Acesso em: 08 ago. 2017.
BRUSCHINI, Cristina. Mulher e trabalho: engenheiras, enfermeiras e professoras. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 27, p. 5-17, dez. 1978.
MAROY, Christian. Réforme de l’inspection et montée de la régulation par les résultats en Belgique. Incidences des instituitions, des intérêts et des idées. In: PELLETIER, Guy (Dir.). La gouvernance en éducation Régulation encadrement dans les politiques éducatives. Bruxelles: DeBoeck, 2009. p. 53-71.
MOORE JUNIOR, Barrington. As origens sociais da Ditadura e da Democracia. Lisboa: Edições Cosmos, 1957.
PARÁ. Plano Decenal de Formação Docente do Estado do Pará. Belém: SEDUC, 2009. Disponível em: https://goo.gl/tD4jWv. Acesso em: 28 ago. 2017.
PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel. O público e o privado na educação - Projetos em disputa? Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 337-352, jul./dez. 2015.
VIANNA, Cláudia Pereira. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu, Campinas, n. 17-18, p. 81-103, 2002.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.