A percepção da prática pedagógica pelo discente de matemática do PARFOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7062

Palabras clave:

Programa de Formação de Professor. Percepção da Prática Pedagógica. Perfil do Professor-Estudante.

Resumen

Esta pesquisa foi feita no Pará, estado da Região Amazônica, de 2010 a 2013, durante o período de realização da formação de professores em Licenciatura em Matemática no âmbito do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O objetivo é compreender a percepção dos sujeitos em relação à prática pedagógica a partir de suas experiências e vivências como estudantes do Programa. Concluiu-se que, em relação aos elementos da prática pedagógica, os professores-estudantes demonstraram certo nível de criticidade, ao mesmo tempo em que procuravam reconhecer em sua experiência como discentes as realidades que apresentavam correlação com o contexto no qual sua prática profissional é desenvolvida na educação básica.

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Biografía del autor/a

Francisco Willams Campos Lima, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Pará.

Emina Marcia Nery dos Santos, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências Sócio Ambientais pela Universidade Federal do Pará. Professora Titular do Instituto de Ciências da Educação (ICED) na Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2019-02-18

Cómo citar

LIMA, F. W. C.; SANTOS, E. M. N. dos. A percepção da prática pedagógica pelo discente de matemática do PARFOR. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019004, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7062. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7062. Acesso em: 21 nov. 2024.