A PRESENÇA DA ESCOLA NO DESFILE DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE PEQUENA
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.289Palabras clave:
cidades pequenas, currículo, avaliaçãoResumen
É próprio das sociedades promoverem cortejos públicos onde desfilam para si mesmas, interrompendo o cotidiano da cidade. Neste artigo são apresentados resultados de estudo que aborda a presença da escola no desfile comemorativo de aniversário municipal, promovido pela administração pública, em duas cidades pequenas. Estudando em desfiles e não sobre eles, são observadas: a) a apropriação dos estudantes em relação à nota de participação e b) a delimitação de temas para o desfile e interferência junto aos currículos escolares. Trata-se de estudo de cunho etnográfico, com documentação direta (conversas, produção e coleta de imagens). A conclusão aponta para: a) a curiosa circularidade que alimenta o deslocamento de práticas escolares em direção ao cotidiano da cidade; b) os consumos de praticantes que transformam os resíduos de um currículo prescrito, em currículos praticados e c) as táticas de praticantes, que alteram seus resultados escolares.
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