A produção de material didático para a Educação a Distância e os impactos na formação docente: entre práticas e reflexões

Autores/as

  • Elisabeth Matos Rocha UFGD

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i2.422

Palabras clave:

Material Didático, Educação a Distância, Tecnologia Digital, Formação docente.

Resumen

O contexto de produção do Material Didático (MD), no que confere à mídia e a mediação em cursos a distância representam fortes segmentos dessa modalidade educacional. Com base nisso, este artigo discute a produção do MD no rol de complexidades inerentes à linguagem digital estruturante da cultura da produção colaborativa em mídia convergente e os impactos gerados na formação docente. Conclui-se que o trabalho em rede, em mídia convergente, rompe com um sistema de representação particular de produção intelectual e mostra que o principal desafio a ser superado, sobretudo por parte do professor-autor, consiste em saber lidar com a ampliação das interações humanas numa relação simultânea de espaço e tempo em espaço digital.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisabeth Matos Rocha, UFGD

Habilitada em Matemática pela Universidade Castelo Branco, no Rio de Janeiro (1992), com mestrado (2006) e doutorado (2008) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados/MS. Coordenadora do setor de Educação a Distância da UFGD e dos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Revisora ad hoc da Revista Brasileira de Educação (RBE) e da Revista Conexões: Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). Pesquisas e publicações na área de Educação a Distância e Tecnologias Digitais na Educação, com ênfase no ensino de Matemática. Professora Colaboradora do mestrado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD). Membro cadastrado como pesquisador-docente do GEPETIC - Grupo de Estudos e Tecnologias da Informação e Comunicação e Líder do GTED: Tecnologias Digitais e Educação a Distância: Pesquisa, Desenvolvimento e Aplicação.

Publicado

2013-12-17

Cómo citar

ROCHA, E. M. A produção de material didático para a Educação a Distância e os impactos na formação docente: entre práticas e reflexões. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 4, n. 2, 2013. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i2.422. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6629. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê