O público e o privado nas políticas de educação profissional do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i2.707Palabras clave:
Público e Privado, Direito à Educação, Bolsa Sedu.Resumen
Este artigo se propõe a problematizar a relação entre público e privado na educação profissional da rede estadual de ensino do Espírito Santo, tendo como eixo principal o programa Bolsa Sedu e a qualidade social da educação. Utilizaremos as contribuições do GT 09 da ANPEd para abordar as tensões que envolvem a qualidade social da educação, tendo em vista a formação integral e o Ensino Médio. Apoiados na perspectiva marxiana, buscamos fazer um breve histórico para tentar compreender o processo de institucionalização da privatização na educação básica e profissional e sua influência na política de ensino no Espírito Santo. Metodologicamente, a partir de pesquisa documental, trouxemos alguns indicadores para debater a qualidade da educação básica e profissional. Percebemos que, há forte vinculação do púlico ao privado com subordinação do direito à educação numa forma mercantil, por intermédio de transferência de recursos para o setor privado por meio do programa Bolsa Sedu.
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