A relação da escolarização e os efeitos para a escolha do projeto de vida de estudantes surdos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.6891

Palabras clave:

Escolarização de surdos. Projeto de vida. Representações sociais.

Resumen

O estudo tem como objetivo apreender a relação da escolarização e os efeitos para a escolha do projeto de vida de estudantes Surdos. A fundamentação teórica está embasada na Teoria das Representações Sociais (RS) de abordagem dimensional. Tem-se como metodologia a abordagem descritiva - analítica com a utilização da técnica de associação livre de palavras. Os dados foram analisados a partir da associação entre fatores que se relacionam para se chegar as RS. Os resultados apontam que os projetos de vida dos estudantes Surdos se estruturam a partir da construção histórica de suas vivências no âmbito escolar, principalmente às relacionadas na educação básica. Esse processo ajudou os alunos Surdos a ter conhecimento, enfrentar desafios, se desenvolver e descobrir seus interesses. As correlações que assinalam a escolarização foram apontadas por representações de situações de exclusão, a descoberta da Língua de Sinais como opção para o seu desenvolvimento escolar e a escolha da faculdade.

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Biografía del autor/a

Arlete Marinho Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará. Professora do Magistério Superior na Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2019-03-25

Cómo citar

GONÇALVES, A. M. A relação da escolarização e os efeitos para a escolha do projeto de vida de estudantes surdos. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019007, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.6891. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6891. Acesso em: 10 nov. 2024.