A influência internacional sobre a pedagogia universitária para formação do pedagogo e sua caracterização na mesorregião leste de Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.967Palabras clave:
Organismo internacional. Pedagogia universitária. Formação de professores. Pedagogia.Resumen
O artigo socializa resultados de pesquisa que indica pela incidência dos organismos internacionais (USAID, Banco Mundial e UNESCO) sobre a legislação educacional brasileira. A investigação se apoia na análise da oferta do Curso de Pedagogia na região Leste do Estado de Mato Grosso do Sul. Responde pelo objetivo de apontar a caracterização político-pedagógica da influência internacional sobre a política de formação de Pedagogos. Metodologicamente, fundamenta-se na análise documental e na técnica da análise de conteúdo. Os dados foram levantados com suporte nas bases oficiais – MEC, INEP e sites das IES pesquisadas. A pesquisa aponta para uma política de interiorização da educação superior, especialmente para a formação em pedagogia, fundamentada nas matrizes de redução de custos, que no contexto pesquisado, responde por forte vinculação da oferta via instituições privadas, centrada na pedagogia do ensino e com predomínio da oferta na modalidade à distância. Conclui-se que a formação do pedagogo está centrada na oferta do setor privado e a partir de uma pedagogia de formação diversificada.
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