Três categorias que marcaram a Pedagogia do Oprimido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1104

Palavras-chave:

Diálogo. Oprimido. Liberdade. Pedagogia.

Resumo

Este ensaio, escrito a seis mãos, trata de uma difícil escolha: dentre os inúmeros conceitos e categorias desenvolvidos por Paulo Freire em sua obra máxima, Pedagogia do oprimido, os autores tiveram de selecionar apenas três e sobre eles desenvolver uma reflexão que permitisse conhecer, um pouco mais em profundidade, os fundamentos do legado de nosso educador maior. Foram escolhidos os conceitos de “diálogo”, “liberdade” e “oprimido” que, no entendimento dos autores são princípios fundantes na obra de Freire, na medida em que eles seriam retomados e reinventados, pelo próprio Freire, nos novos contextos em que produziu suas demais obras.

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Biografia do Autor

Angela Biz Antunes, Instituto Paulo Freire

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Presidente do Instituto Paulo Freire do Brasil.

Moacir Gadotti, Instituto Paulo Freire

Doutor em Educação pela Universidade de Genebra. Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire do Brasil. Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (aposentado). 

 

Paulo Roberto Padilha, Instituto Paulo Freire

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Diretor do Instituto Paulo Freire do Brasil.

Referências

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

ANTUNES, A. B.; GADOTTI, M.; PADILHA, P. R. Três categorias que marcaram a Pedagogia do Oprimido. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 514–526, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1104. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7152. Acesso em: 10 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê