Espacializando os lugares educativos

resistências no cotidiano da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8064

Palavras-chave:

Educação infantil, Espaços, Lugares

Resumo

Esse artigo aborda uma reflexão acerca das apropriações que as crianças fazem das instituições da educação infantil. Tendo por referencial teórico Michel de Certeau, abordamos as marcas das práticas infantis como elementos que evidenciam os movimentos de resistência sobre o ordenamento dos lugares no cotidiano das crianças. Partindo de um estudo de caso envolvendo três instituições dos três maiores municípios de Santa Catarina, as questões aqui apresentadas constituem um recorte de alguns elementos dessa pesquisa coletados por meio de registro fotográfico e analisadas a partir dos conceitos de espaço e lugar de Certeau.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Longen Neves, Universidade da Região de Joinville

Graduado em Artes Visuais e Mestre em Educação, ambos pela Universidade da Região de Joinville. Participa do grupo de pesquisa em Políticas Públicas e Práticas Educativas para a Educação e Infância (GPEI). Professor titular da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul e da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. 

Rosânia Campos, Universidade da Região de Joinville

Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Professora da Universidade da Região de Joinville e Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas para Educação e Infância (GPEI). 

Referências

AUGÉ, Marc. Não-Lugares: Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Tradução de Maria Lúcia Pereira. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica. Brasília: MEC/SEB, 2012.

CASTORIADIS, Cornelius. As encruzilhadas do Labirinto: os domínios do homem. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. v. 2.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

FARIA, Ana Lucia Goulart de. A contribuição dos parques infantis de Mário de Andrade para a construção de uma pedagogia da educação infantil. Educação & Sociedade. Campinas, ano XX, n. 69, p. 60-91, dez. 1999.

MARTINS FILHO, Altino José; BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Metodologias de pesquisas com crianças. Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 18, n. 2, p. 8-28, jul./dez. 2010.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação Infantil e arte: sentidos e práticas possíveis. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Pró-Reitoria de Graduação. Caderno de formação: formação de professores – educação infantil: princípios e fundamentos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. v. 3, p. 27-39.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: Ed. 34, 2005.

SARMENTO, Manuel Jacinto. A Globalização e a Infância: impactos na condição social e na escolaridade. In: GARCIA, Regina Leite; LEITE FILHO, Aristeo (org.). Em defesa da educação infantil. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 13-28.

SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da segunda modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz (org.). Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Asa Editores, 2004. p. 35-54.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Uma agenda crítica para os estudos da criança. Currículo sem fronteiras, v. 15, n. 1, p. 31-49, jan./abr. 2015.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman Editora, 2015.

Publicado

2020-06-02

Como Citar

NEVES, L. L.; CAMPOS, R. Espacializando os lugares educativos: resistências no cotidiano da educação infantil. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020003, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8064. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8064. Acesso em: 4 dez. 2024.