A formação entre instrumentalização e criticidade

elementos conceituais da teoria crítica ao campo educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i..8272

Palavras-chave:

Educação, Teoria crítica, Indústria cultural, Semicultura, Razão instrumental

Resumo

O artigo discute o ataque às humanidades a partir dos aspectos filosóficos que englobam os preceitos e fundamentos da Teoria Crítica, com base, principalmente, nos estudos de Theodor W. Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973). Apresenta-se um diálogo conceitual, dada a natureza teórica do ensaio, e evidencia-se sua pertinência à atualidade. O objetivo do texto é compreender o sentido da Formação Humana frente às antinomias educacionais pautadas por constantes ataques às humanidades. A metodologia caracteriza-se pela análise bibliográfica, traduzida em estudos e reflexões sobre a Teoria Crítica, com atenção especial aos seguintes elementos teórico-conceituais: Indústria Cultural, Semicultura e Razão Instrumental. O ensaio apresenta conclusões parciais, pois apesar de denunciar um ataque às humanidades, através da efetivação de um projeto pedagógico nacional de Semiformação, o estudo pressupõe o surgimento de novas provocações que não se encerram nesta pesquisa.

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Biografia do Autor

Viviane Prux Branco, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Professora da Rede Municipal de Ensino de Vacaria/RS e do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Mestra em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica – NESEF Extremo Sul/FURG.

Filipi Vieira Amorim, Universidade Federal do Rio Grande

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica – NESEF Extremo Sul, e Pesquisador do Grupo de Estudos em Filosofias Emergentes – GEFE/FURG.

Carmen Lúcia Fornari Diez, Universidade Federal do Paraná

Professora aposentada da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica – NESEF/UFPR e do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação da Serra Gaúcha – GPFORMA/UCS.

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Publicado

2020-11-01

Como Citar

BRANCO, V. P.; AMORIM, F. V.; DIEZ, C. L. F. A formação entre instrumentalização e criticidade: elementos conceituais da teoria crítica ao campo educacional. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020030, 2020. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v11i.8272. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8272. Acesso em: 4 dez. 2024.