Colônia de férias: um espaço social a ser explorado pela saúde?
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v3i1.34Resumo
A educação em saúde pode contribuir de maneira significativa para a qualidade de vida de uma população, principalmente, das crianças, mais vulneráveis e expostas a situações que podem lhe trazer riscos. O objetivo deste artigo foi demonstrar a experiência desenvolvida na Colônia de Férias da Universidade Federal de Viçosa (UFV), verificando a viabilidade do aproveitamento de espaços sociais não-formais para a promoção de saúde. Palestras e atividades dinâmicas sobre higiene corporal, educação nutricional, saúde bucal e atividades físicas foram realizadas por acadêmicos do curso de enfermagem, nutrição e educação física da UFV. Exames odontológicos para detecção de cárie dentária também foram realizados. Face ao grande envolvimento do público participante, e identificação de crianças com necessidade de tratamento odontológico, evidenciou-se que a Colônia de Férias/UFV, além de um espaço para lazer das crianças pode se configurar como um espaço para educação em saúde para estas crianças.
Palavras-chave: Educação em saúde, crianças, relações comunidadeinstituição. Área Temática: Saúde, teorias e metodologias em extensão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.