Ciclos de discussão de segurança alimentar e nutricional: promovendo a troca de saberes entre sala de aula e a comunidade
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v9i.10589Palavras-chave:
Segurança Alimentar e Nutricional. Relações Comunidade-Instituição. Práticas Interdisciplinares.Resumo
O objetivo do trabalho é analisar os resultados e reflexões geradas nos encontros do “Ciclo de Discussão de Segurança Alimentar e Nutricional”. Nestes Ciclos são compartilhadas as construções da disciplina “Determinantes da Insegurança Alimentar e Nutricional” difundindo e valorizando trabalhados dos pós-graduandos e docentes em temas relacionados à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). A análise dos temas discutidos nos Ciclos, por meio da análise de conteúdo e de similitude, considerou-se as oito diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN). Foram realizados oito Ciclos, sendo estes anuais. Todas as discussões basearam-se em diferentes temáticas que permearam o contexto da SAN e contemplaram pelo menos um dos eixos das diretrizes da PNSAN. Conclui-se que ações como estas são importantes para estimular o pensamento crítico para além da sala de aula e propiciar a troca de saberes entre universidade e comunidade, consolidando a tríade ensino, pesquisa e extensão.
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