Colônia de férias: um espaço social a ser explorado pela saúde?
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v3i1.34Resumen
A educação em saúde pode contribuir de maneira significativa para a qualidade de vida de uma população, principalmente, das crianças, mais vulneráveis e expostas a situações que podem lhe trazer riscos. O objetivo deste artigo foi demonstrar a experiência desenvolvida na Colônia de Férias da Universidade Federal de Viçosa (UFV), verificando a viabilidade do aproveitamento de espaços sociais não-formais para a promoção de saúde. Palestras e atividades dinâmicas sobre higiene corporal, educação nutricional, saúde bucal e atividades físicas foram realizadas por acadêmicos do curso de enfermagem, nutrição e educação física da UFV. Exames odontológicos para detecção de cárie dentária também foram realizados. Face ao grande envolvimento do público participante, e identificação de crianças com necessidade de tratamento odontológico, evidenciou-se que a Colônia de Férias/UFV, além de um espaço para lazer das crianças pode se configurar como um espaço para educação em saúde para estas crianças.
Palavras-chave: Educação em saúde, crianças, relações comunidadeinstituição. Área Temática: Saúde, teorias e metodologias em extensão.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista concuerdan con lo estipulado a continuación:
B. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar el trabajo en una página institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en la Revista ELO.
C. La Revista se reserva el derecho de efectuar alteraciones en los originales de orden normativo, ortográfico y gramatical con el objetivo de mantener el estándar culto de la lengua, respetando, con todo, el estilo de los autores.
D. Las opiniones emitidas por los autores son su exclusiva responsabilidad.