Identificando atributos chave no processo de escolha de café: insights da análise Maxdiff

Autores

  • Paula Thaís dos Santos Soares Instituto Federal do Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7980-6415
  • Carla Araujo de Brito Sass Universidade Federal Fluminense, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9779-6441
  • Elson Rogério Tavares Filho IInstituto Federal do Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9825-0627
  • Mônica Marques Pagani Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil
  • Eliane Teixeira Mársico Universidade Federal Fluminense, Brasil
  • Adriano Gomes da Cruz Instituto Federal do Rio de Janeiro, Brasil
  • Erick Almeida Esmerino Universidade Federal Fluminense, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7055-8486

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss9pp14843-01a

Palavras-chave:

Escala de diferença máxima, . Percepção de consumidores, Pesquisa qualitativa

Resumo

O consumo de café no Brasil registrou crescimento em 2021. Contudo, de forma a posicionar e comercializar esse produto com sucesso, o setor deve compreender a percepção e expectativas do consumidor de forma eficaz. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar a percepção do consumidor sobre cafés, identificando prioritariamente os fatores envolvidos no processo de escolha através da Escala de Diferença Máxima (MaxDiff). Inicialmente, participantes recrutados (n=154) realizaram uma tarefa de associação e levantamento livre de termos e atributos para um bom café. Posteriormente, os atributos selecionados foram empregados no exercício MaxDiff, desempenhado por consumidores de distintos tipos e versões de café (n = 330). A Estimativa Bayesiana hierárquica, ANOVA, teste de média de Tukey (diferença global) e o teste Kruskal-Wallis (tipo de café consumido) foram usados para interpretar os dados coletados. Observou-se que parâmetros intrínsecos apresentam mais relevância e frequência de menção que os extrínsecos para o café. Evidencia-se que sabor, aroma e intensidade configuram como os atributos mais importantes de um bom café, independentemente do café consumido. Notam-se ainda diferenças importantes entre a percepção dos consumidores de café em pó, em cápsula, solúvel e expresso. Assim, conclui-se que a técnica de MaxDiff permitiu identificar as percepções do consumidor sobre o café, podendo auxiliar o setor cafeeiro e suas iniciativas de marketing e comunicação.

 

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Publicado

2022-11-30

Como Citar

Soares, P. T. dos S., Sass, C. A. de B., Tavares Filho, E. R., Pagani, M. M., Mársico, E. T., Cruz, A. G. da, & Esmerino, E. A. (2022). Identificando atributos chave no processo de escolha de café: insights da análise Maxdiff. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 8(9), 14843–01a. https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss9pp14843-01a

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