O comportamento dos alunos na escola e sua relação com a violência doméstica na percepção dos educadores
Abstract
A violência doméstica contra a mulher é uma questão histórica e resultante de uma cultura machista e discriminatória, uma realidade que afeta toda estrutura familiar, podendo desencadear uma série de problemas para as mulheres e para os filhos que presenciam as agressões no âmbito familiar. Podemos dizer que esses filhos aprendem com cada situação que vivenciam e tendem a reproduzirem as agressões vivenciadas. Desta forma, o presente artigo propõe analisar, através da percepção de educadores de escolas públicas, as consequências que a violência doméstica presenciada pode trazer para a vida dos filhos das mulheres vítimas de violência doméstica. Esta é uma pesquisa descritiva e exploratória, que foi realizada à luz da abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas fundamentadas em um roteiro semiestruturado. As entrevistas foram realizadas com dez professores, três diretoras e três supervisoras pedagógicas, funcionárias de três escolas públicas do município de Viçosa, Minas Gerais, próximas a bairros com baixo nível socioeconômico, instituições com um perfil condizente com a pesquisa proposta. O resultado das entrevistas permitiu explorar certos questionamentos, como: identificação dos tipos e das consequências das violências presenciadas pelos alunos no âmbito familiar. Nessa perspectiva, podemos considerar que as tensões vividas nas escolas têm relação direta com as experiências traumáticas vividas pelos alunos advindos de famílias desestruturadas e que os educadores, mesmo com poucos recursos, conseguem identificar os problemas que os alunos estão enfrentando e suas repercussões na vida acadêmica e social.
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