A relação família e escola no processo educativo

uma revisão integrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v32i2.11824

Palabras clave:

Serviço Social, Família, Política Social

Resumen

La escuela y la familia son dos instituciones centrales en la constitución del sujeto social. Ambos juegan un papel indispensable en el desarrollo histórico, cultural y formativo del niño para el ejercicio de la ciudadanía. El propósito de este artículo es discutir la asociación entre la familia y la escuela en el desarrollo de los estudiantes. La metodología utilizada fue la revisión integradora de la literatura. Para ello, a través del filtrado en la base de datos SciELO, se seleccionaron seis artículos publicados en portugués entre los años 2015 a 2020. Así, se evidenció que el éxito del proceso educativo de los niños depende de la relación armónica entre la escuela y la familia, el trabajo en sociedad y con los mismos objetivos en mediación y colaboración para el desarrollo del alumno. La asociación entre ambos proporciona efectos positivos en todo el contexto educativo, los logros son enormes y los resultados son: mayor rendimiento escolar, comprensión del mundo, estudiantes reflexivos, seguros de sí mismos, participativos, entre otros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Elionardo de Melo Nascimento , Universidade Estadual do Ceará

Professor na Faculdade Ieducare. Mestre e Doutorando em Sociologia na Universidade Estadual do Ceará.

Maria Raele Fernandes Paiva

Graduanda em Pedagogia na Faculdade Ieducare (FIED).

Ricardo Costa Frota, Centro Universitário Uninta/ Faculdade Fied

Psicólogo. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA/RENASF, Sobral-CE. Professor do curso de Psicologia da Faculdade IEDUCARE/UNINTA.

Mary Helen Aragão Sousa, Faculdade Ieducare (FIED)

Pedagoga pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Mestre em Ciência da Educação pela Universidad San Lorenzo; Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia e Coordenadora de Pesquisa e Extensão da FIED Tianguá.

Citas

ALBUQUERQUE, J. A.; AQUINO, F. S. B.. Psicologia escolar e relação- família escola: Um levantamento da literatura. São Paulo. Psico-USF, Bragança Paulista. V.23, n.2. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000200307&lng=pt&nrm=iso >. Acesso em: 20/08/2020

AMARAL, G. L; BREDA, A. Relação entre família e a escola: um estudo de caso em uma escola de educação infantil no município de São Francisco de Paula- RS. PUCRS.II Seminário internacional de representações sociais, subjetividade e educação.2013.Disponível em: < https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/8851_4889.pdf > Acesso em: 27/04/2020.

BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm> Acesso em: 20/10/2020

BIROLI, F. Família: novos conceitos. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2014.

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA C. C. A.; MARCEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais, Gestão e sociedade. Belo Horizonte,Gestão E Sociedade, 5(11), 121-136.v.5, n.11, 2011. Disponivel: <https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220 > Acesso: 28/10/2020.

BISSACOTTI, L. A. Família e escola: uma importante e necessária relação. Monografia (Graduação em Pedagogia) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS). Santa Maria, Rio Grande do Sul. 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/17525/Bissacotti_Luana_Aline_2019_TCC.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso: 22/05/2020.

COLLI, D. R.; LUNA, S. V. Práticas de integração família-escola como preditora do desempenho escolar dos alunos. São Paulo. Psicologia: Ciência e profissão. V.39, n.2. 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100159&lng=en&nrm=is > Acesso: 22/05/2020.

DE DEUS, D. B.; COGNETTI, N. P.; BOCCATO, T. A. Reflexões sobre a relação família e escola: considerações a partir da psicologia histórico-cultural. Rev. Perspectivas do Desenvolvimento: um enfoque multidimensional. Vol. 04, nº 05, Agosto, 2016. Disponível em: < file:///C:/Users/User/Downloads/18848-Texto%20do%20artigo-31706-1-10-20181106%20(1).pdf > Acesso: 22/05/2020.

DESSEN, M. A.; POLONIA, A. C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Scielo Brasil. Universidade de Brasililia, Distrito Federal, p.21-32. 2007.Disponivel:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2007000100003&lng=pt&nrm=iso > Acesso: 28/10/2020

FURASTÉ, P.A. Normas técnicas para o trabalho cientifico: elaboração e formatação. Explicação das normas da ABNT. Ed, 14. Porto Alegre. 2014.20 p.

FUKUDA, E. C. C. Os desafios da Escola Pública Paranaense na perspectiva do professor. Londrina: Produções didático-pedagógicas, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_ped_utfpr_reginaldorodriguesdaluz.pdf > Acesso: 27/04/2020

LIMA, T. B. H.; CHAPADEIRO, C. A. Encontros e des(encontros) no sistema família-escola. São Paulo. Revista quadrimestral da associação Brasileira de Psicologia escolar e educacional. V.19, n.3. 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pee/v19n3/2175-3539-pee-19-03-00493.pdf> Acesso em: 20/08/2020.

LOPES, R. da C. A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. Universidade Federal de Tocantins- UFT. 2015. Disponível em: Acesso em 28/04/2020.

LUZ, R. R. & SCHOTTEN, N. Atribuições da educação familiar e escolar no desenvolvimento integral do educando. II. 2016. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_ped_utfpr_reginaldorodriguesdaluz.pdf > Acesso em: 20/08/2020.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. de C. P.; GALVAO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 17, n. 4, p. 758-764, Dez. 2008 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400018&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 20/08/2020.

VIERA NETA, E. S.; SILVIA, D. R. M. Importância da família na alfabetização da criança. Revista interação; ano X numero 2, 2º semestre 2014. Disponível em:< https://vemprafam.com.br/wp-content/uploads/2019/09/OS_0012_16_fam_revista_interAtiva_n-12.pdf> Acesso em 06.05.2020.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo:Martins Fontes, 2000

VIGOTSKI, L. S.; VINHA, Tradução de Márcia Pileggi. QUARTA AULA: A QUESTÃO DO MEIO NA PEDOLOGIA1, 2. 2010.

PRODANOV, C; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho cientifico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. Ed- Novo Hamburgo, 2013. 172 p.

POLONIA, A. da C.; DESSEN, M. A. Em busca de umacompreensão das relações entre família e escola. São Paulo, 2007.

RESENDE, T. de F.; SILVA, G. F. A relação família-escola na legislação brasileira (1988-2014). Rio de Janeiro. Ensaio aval. Pol. Publ. Educ. V.24, n.90. 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v24n90/1809-4465-ensaio-24-90-0030.pdf> Acesso em: 20/08/2020.

RESENDE, T. de F. et al . Dever de Casa e Relação com as Famílias na Escola de Tempo Integral. Educ. Real., Porto Alegre , v. 43, n. 2, p. 435-456, jun. 2018 . Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000200435&lng=pt&nrm=iso >. Acesso em: 20/08/2020.

SANTOS, L. R; TONIOSSO, J. P.. A importância da relação escola família. Cadernos de educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro, v.1, n.1, 2014.

SAVIANI, D. Sobre a natureza e especificidades da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 286-293, jun. 2015. Disponível em <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13575/9519> Acesso 27/04/2020

SILVA, E. A. As contribuições da relação família e escola para a aprendizagem sobre o olhar de professoras do 2° ano do Ensino Fundamental. Fortaleza. Revista educação e ensino. V.3,n.1. 2019. Disponível em <http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/5/5 > Acesso 27/04/2020

SOUSA, J. P. A importância da família no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança. TCC (Pós-graduação Lato Sensu) INESC – Instituto de Estudos Superiores do Ceará. Fortaleza. 2012. Disponível em <https://apeoc.org.br/extra/artigos_cientificos/A_IMPORTANCIA_DA_FAMILIA_NO_PROCESSO_DE_DESENVOLVIMENTO_DA_APRENDIZAGEM_DA_CRIANCA.pdf> Acesso 27/04/2020

VASCONCELOS, T. A importância da educação na construção da cidadania. (Conferencia de abertura do ano letivo Superior de educação Paula Frassinetti). Revista saber e educar V. 1, n°12. 2017. Disponível em< http://hdl.handle.net/20.500.11796/714 >. Acesso: 28/10/2020

VINHA T. P. L.R.P. A comunicação entre escola e família por meio dos bilhetes eletrônicos, 05/2013, III Congresso internacional de convivência escolar: contextos psicológicos e educativos, vol.01, n.3. Alméria, Espanha. 2013.

XAVIER, A. C. Como fazer e apresentar trabalhos científicos em eventos acadêmicos. 1º Ed Recife: Editora Respel, 2016. 177 p.

Publicado

2021-08-16

Cómo citar

Nascimento , F. E. de M. ., Paiva, M. R. F., Frota, R. C., & Sousa, M. H. A. (2021). A relação família e escola no processo educativo : uma revisão integrativa. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 32(2), 1–24. https://doi.org/10.31423/oikos.v32i2.11824