A relação família e escola no processo educativo
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v32i2.11824Palavras-chave:
Serviço Social, Família, Política SocialResumo
A escola e a família são duas instituições centrais na constituição do sujeito social. Ambas desempenham papel indispensável no desenvolvimento histórico, cultural e formativo da criança para o exercício da cidadania. O objetivo deste artigo é discutir a parceria entre família e escola no desenvolvimento dos educandos. A metodologia utilizada foi à revisão integrativa de literatura. Para tanto, por meio de filtragens na base de dados SciELO, foram selecionados seis artigos publicados em português entre os anos de 2015 a 2020. Assim, foi evidenciado que o sucesso do processo educativo de crianças depende da relação harmônica entre escola e família, trabalhando em parceria e com os mesmos objetivos na mediação e colaboração para o desenvolvimento do educando. A parceria entre ambas proporciona efeitos positivos em todo o contexto educacional, os ganhos são enormes, e os resultados são: maior rendimento escolar, compreensão de mundo, alunos reflexivos, autoconfiantes, participativos entre outros.
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