O início da docência em dois países
reflexões em um fórum online
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.6971Palavras-chave:
Início da docência, Narrativas online, Formação de professoresResumo
O início da docência é geralmente vivido como um período de dúvidas, incertezas e sobressaltos. Em raras ocasiões os professores iniciantes encontram apoio formal da instituição ou do grupo de pares. Então nos questionamos: será que isto se dá da mesma forma com professores de diferentes países como Brasil e Portugal? No delineamento de uma investigação, o domínio da mesma língua permitiu colocar professoras portuguesas e brasileiras em um processo de formação continuada em grupo colaborativo online para dialogar sobre seus processos de desenvolvimento profissional. Foram analisadas narrativas e discussões em grupo sobre o início da docência nos dois países. Ao olhar o passado, as participantes revelaram atitudes como o despertar da consciência sobre a necessidade da mudança, sem esquecer das dificuldades e constrangimentos dos contextos atuais; transformações na atribuição de significados ao vivido e contribuições das narrativas para o desenvolvimento profissional.
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