O início da docência em dois países

reflexões em um fórum online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.6971

Palavras-chave:

Início da docência, Narrativas online, Formação de professores

Resumo

O início da docência é geralmente vivido como um período de dúvidas, incertezas e sobressaltos. Em raras ocasiões os professores iniciantes encontram apoio formal da instituição ou do grupo de pares. Então nos questionamos: será que isto se dá da mesma forma com professores de diferentes países como Brasil e Portugal? No delineamento de uma investigação, o domínio da mesma língua permitiu colocar professoras portuguesas e brasileiras em um processo de formação continuada em grupo colaborativo online para dialogar sobre seus processos de desenvolvimento profissional. Foram analisadas narrativas e discussões em grupo sobre o início da docência nos dois países. Ao olhar o passado, as participantes revelaram atitudes como o despertar da consciência sobre a necessidade da mudança, sem esquecer das dificuldades e constrangimentos dos contextos atuais; transformações na atribuição de significados ao vivido e contribuições das narrativas para o desenvolvimento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Moraes Anunciato, Universidade Federal de São Carlos

Professora Titular da UFSCar. Mestrado e doutorado em Educação pela UFSCar. Pós-doutorado na Universidade do Minho com apoio da FAPESP. 

Referências

ANDRÉ, Marli. Políticas de apoio aos docentes em estados e municípios brasileiros: dilemas na formação de professores. Educar em Revista. Curitiba, n. 50, p. 35-49, out./dez. 2013.

ANTUNES, Fátima; PERONI, Vera. Reformas do Estado e políticas públicas: trajetórias de democratização e privatização em educação. Brasil e Portugal, um diálogo entre pesquisas. Revista Portuguesa de Educação. Braga, v. 30, n. 1, p. 181-216, jun. 2017

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: EDUSP, 1987.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.

COCHRAN-SMITH, Marilyn; LYTLE, Susan. Relationships of knowledge and practice: Teacher learning in communities. AERA. Washington, DC, v. 24, p. 251-307, 1999.

COSTA, Josilene Silva da; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. A iniciação na docência: analisando experiências de alunos professores das licenciaturas. Olhar de Professor. Ponta Grossa, v. 10, n. 2, p. 23-46, 2007.

CUNHA, Maria Isabel. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, v. 23, n. 1/2, p. 185-195, jan./dez. 1997.

CUNHA, Maria Isabel da; ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib. A problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitário. Educação. Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 189-197, set./dez. 2010.

DAY, Christopher. A resiliência, os professores e a qualidade da Educação. In: FLORES, Maria Assunção; Coutinho, Clara. Formação e trabalho docente: diversidade e convergências. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores, 2014. p. 101-130.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GONZÁLEZ, Maria Fernanda; CASTRO-TEJERINA, Jorge; CARLUCCI, Ana Paula. Identidade profissional na formação docente em contextos virtuais. Linhas Críticas. Brasília, v. 20, n. 42, p. 383-403, maio/ago. 2014.

MARIANO, André Luiz Sena. A aprendizagem da docência no início da carreira: qual política? Quais problemas? Revista Exitus. Santarém/PA, v. 2, n. 1, p. 79-94, jan./jun. 2012.

OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Narrativas: contribuição para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. Revista Educação Pública. Cuiabá, v. 20, n. 43, p. 289-305, maio/ago. 2011.

OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de; GAMA, Renata Prenstteter. Desenvolvimento profissional docente e narrativas em diferentes momentos da formação e atuação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 23, n. 41, p. 205-219, jan./jun. 2014.

RECUERO, Raquel da Cunha. Comunidades virtuais - Uma abordagem teórica. In: V Seminário Internacional de Comunicação. Anais... Porto Alegre, PUC/RS, 2005.

SANTOS, Edméa. Educação online como um fenômeno da cibercultura. In: SILVA, Maria. et al. Educação online: cenários, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Editora WAK, 2010. p. 29-48.

ZEICHNER, Kenneth. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação. Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010.

Publicado

2019-12-24

Como Citar

ANUNCIATO, R. M. M. O início da docência em dois países: reflexões em um fórum online. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019028, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.6971. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6971. Acesso em: 21 nov. 2024.