A formação continuada de professores a partir de três perspectivas

o senso comum pedagógico, pacotes formativos e a práxis pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i.7121

Palavras-chave:

Formação continuada, Possibilidades, Desafios

Resumo

O presente estudo é desenvolvido a partir de uma abordagem analítico bibliográfica sobre três enfoques, amplamente estudados por Benincá (2002), que podem orientar a formação continuada de professores: o processo informal e espontâneo, a busca por cursos de formação continuada e o método da práxis pedagógica, caracterizado pela autoformação e formação coletiva. O objetivo é analisar como cada uma dessas modalidades formativas compreende a prática pedagógica do professor e se coloca como possibilidade de qualificar o exercício da profissão docente. Como suporte para o nosso enfoque investigativo, utilizaremos principalmente os estudos de Benincá (2002), Bachelard (1996; 2001) e Fávero e Tonieto (2010). Entendemos que a melhor compreensão dessas possibilidades de formação continuada pode oferecer aos professores possibilidades de qualificar as práticas docentes e de prospectar novas e melhores políticas para esta finalidade.

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Biografia do Autor

Evandro Consaltér, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Educação (Bolsista Capes) pela Universidade de Passo Fundo. Membro do Grupo de Pesquisa Docência Universitária, Políticas Educacionais e Expansão da Educação Superior da Universidade de Passo Fundo.

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

PhD (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Titular III da Universidade de Passo Fundo.

Carina Tonieto, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Professora do curso de Filosofia e Área de Ética e Conhecimento na Universidade de Passo Fundo e no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/IFRS/Campus de Ibirubá.

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Publicado

2019-12-29

Como Citar

CONSALTÉR, E.; FÁVERO, A. A.; TONIETO, C. A formação continuada de professores a partir de três perspectivas: o senso comum pedagógico, pacotes formativos e a práxis pedagógica. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019040, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i.7121. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7121. Acesso em: 25 dez. 2024.