Ensino médio e condições de trabalho do professor em escolas públicas: configurações e perspectivas nas regiões brasileiras

Authors

  • Gilvan Luiz Machado Costa Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.908

Keywords:

Ensino médio. Universalização. Condições de trabalho.

Abstract

O artigo tem como objetivo compreender as configurações e perspectivas para a universalização do acesso e às condições de trabalho do professor no Ensino Médio. A discussão foi realizada com base em indicadores arrolados à qualidade social, com destaque para Taxa de Frequência Líquida e Esforço Docente. A análise explicita disparidades regionais em relação às proposições do Plano Nacional de Educação (2014-2024). Aponta um contexto distante do proposto nas metas 3, 17 e 18 do referido Plano e evidencia desafios em relação para a universalização do acesso e as condições de trabalho do professor nas cinco regiões brasileiras. Sugere que o problema da qualidade social do Ensino Médio não se resolverá com a flexibilização curricular proposta na Lei 13.415/2017. Um caminho alvissareiro seria a universalização do acesso, mormente aos jovens de 15 a 17 anos, e a transformação da docência em uma profissão socialmente atraente. O caminho escolhido pelos mentores da reforma talvez seja o menos promissor.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gilvan Luiz Machado Costa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Programa de Pós-graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina.

References

ALVES, Thiago; PINTO, José Marcelino de Rezende. Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, p. 606-639, 2011.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Brasília, 2008.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2014.

BRASIL. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): 1991-2015. Brasília, 2015.

BRASIL. Censo Escolar da Educação Básica, 1995 a 2016. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Brasília: MEC/INEP, 2016.

BRASIL. Indicador de Esforço Docente. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Estatísticas Educacionais. Nota Técnica nº 039/2014. Brasília, 2016a.

BRASIL. Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF, 2017.

CAMARGO, Rubens Barbosa; GOUVEIA, Andréa Barbosa; CRUZ, Rosana Evangelista da; OLIVEIRA, João Ferreira de. Condições de trabalho docente, ensino de qualidade e custo-aluno-ano. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 22, p. 253-276, 2006.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO - CNTE. Tabela de Vencimentos. Brasília, 2016.

DOURADO, Luiz Fernandes. Sistema Nacional de Educação, Federalismo e os obstáculos ao direito à Educação Básica. Educação e Sociedade. Campinas, v. 34, n. 124, p. 761-785, jul./set. 2013.

FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CONAE 2018: Conferência Nacional de Educação: documento – referência. Fórum Nacional de Educação. Brasília, 2017.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Perspectivas sociais e políticas da formação de nível Médio: avanços e entraves nas suas modalidades. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 619-638, jul./set. 2011.

GOUVEIA, Andréa Barbosa; PINTO, José Marcelino de Rezende; CORBUCCI, Paulo Roberto (Orgs.). Federalismo e políticas educacionais na efetivação do direito à educação. Brasília: IPEA, v. 1, 2011. 227 p.

KRAWCZYK, Nora; FERRETTI, Celso João. Flexibilizar para quê? Meias verdades da “reforma”. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 33-44, jan./jun. 2017.

KUENZER, Acácia Zeneida. O Ensino Médio no plano nacional de educação 2011-2020: superando a década perdida? Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 851-873, jul./set. 2010.

KUENZER, Acácia Zeneida. A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios. Educação e Sociedade. Campinas, v. 32, n. 116, p. 667-688, jul./set. 2011.

MASSON, Gisele. A valorização dos professores e a educação básica nos estados. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, p. 157-174, 2016.

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal. O ensino médio e as comparações internacionais: Brasil, Inglaterra e Finlândia. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 405-429, abr./set. 2017.

NOSELLA, Paolo. Ensino Médio: em busca do princípio pedagógico. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 117, p. 1051-1066, out./dez. 2011.

NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. As pesquisas sobre Instituições Escolares: o método dialético marxista de investigação. Eccos Revista Científica, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 351-368, jul./dez. 2005.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Regulação Educativa na América Latina: repercussões sobre a identidade dos trabalhadores docentes. Educação em Revista (UFMG), v. 44, p. 209-227, 2006.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. O Ensino Médio perante a obrigatoriedade ampliada: que lições podemos tirar de experiências observadas? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, p. 10-26, 2010.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Os docentes no Plano Nacional de Educação: entre a valorização e a desprofissionalização. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 8, n. 15, p. 447-461, jul./dez. 2014.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Carreira e piso nacional salarial para profissionais da educação básica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, p. 121-140, 2016.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; ASSUNÇÃO, Ada Avila . Condições de trabalho docente. Belo Horizonte: GESTRADO/FAE/UFMG, 2010 (Verbete).

PINTO, Mércia Noronha; DUARTE, Adriana; VIEIRA, Livia Maria Fraga. O trabalho docente na educação infantil pública de Belo Horizonte. Revista Brasileira de Educação, v. 17, p. 611-626, 2012.

SAVIANI, Dermeval. Vicissitudes e perspectivas do direito à educação no Brasil: abordagem histórica e situação atual. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 743?760, jul./set. 2013.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, v. 9, n. 1, jan./jun. 2011.

SILVA, Monica Ribeiro da. Direito à educação, universalização e qualidade: cenários da Educação Básica e da particularidade do Ensino Médio. Jornal de Políticas Educacionais, v. 9, p. 61-74, 2015.

SILVA, Monica Ribeiro da; SCHEIBE, Leda. Reforma do ensino médio: Pragmatismo e lógica mercantil. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 19-31, jan./jun. 2017.

Published

2018-03-23

How to Cite

COSTA, G. L. M. Ensino médio e condições de trabalho do professor em escolas públicas: configurações e perspectivas nas regiões brasileiras. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 1, p. 87–103, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.908. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6990. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos