Ensino médio e condições de trabalho do professor em escolas públicas: configurações e perspectivas nas regiões brasileiras

Autores/as

  • Gilvan Luiz Machado Costa Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.908

Palabras clave:

Ensino médio. Universalização. Condições de trabalho.

Resumen

O artigo tem como objetivo compreender as configurações e perspectivas para a universalização do acesso e às condições de trabalho do professor no Ensino Médio. A discussão foi realizada com base em indicadores arrolados à qualidade social, com destaque para Taxa de Frequência Líquida e Esforço Docente. A análise explicita disparidades regionais em relação às proposições do Plano Nacional de Educação (2014-2024). Aponta um contexto distante do proposto nas metas 3, 17 e 18 do referido Plano e evidencia desafios em relação para a universalização do acesso e as condições de trabalho do professor nas cinco regiões brasileiras. Sugere que o problema da qualidade social do Ensino Médio não se resolverá com a flexibilização curricular proposta na Lei 13.415/2017. Um caminho alvissareiro seria a universalização do acesso, mormente aos jovens de 15 a 17 anos, e a transformação da docência em uma profissão socialmente atraente. O caminho escolhido pelos mentores da reforma talvez seja o menos promissor.

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Biografía del autor/a

Gilvan Luiz Machado Costa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Programa de Pós-graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina.

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Publicado

2018-03-23

Cómo citar

COSTA, G. L. M. Ensino médio e condições de trabalho do professor em escolas públicas: configurações e perspectivas nas regiões brasileiras. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 1, p. 87–103, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.908. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6990. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos