Idiossincrasias para e nas licenciaturas em Educação do Campo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i..8844

Palabras clave:

Formação de professores, Universidade, Escola do Campo

Resumen

O debate acerca da formação de professores para a escola do campo exige reconhecer, nessa formação, a responsabilidade política e social da universidade com a educação do campo e com a escola do campo. O artigo em tela caracteriza-se como estudo bibliográfico que buscou apresentar respostas para o problema norteador: Como se percebem as idiossincrasias na formação docente para atuar nas escolas do campo? A partir das análises empreendidas, surgiram reflexões que objetivam contribuir para (re)pensar essas idiossincrasias e como elas se orientam para e nas licenciaturas em educação do campo. Conclui-se que, nesse espaço, é preciso formar profissionais que reconheçam o seu papel político e social frente às demandas singulares das escolas do campo inseridas na universalidade da sociedade vigente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Célia Beatriz Piatti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora da UFMS, Coordenadora do grupo de estudos e pesquisa em formação de professores (GEPFORP). 

Citas

ARROYO, Miguel González. Políticas de Formação de Educadores (as) do Campo. Caderno Cedes. Campinas, v.27, p.157-176, maio/ago. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622007000200004&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 11 maio 2019.

ARROYO, Miguel González. A Educação Básica e o Movimento do Social do Campo. In: ARROYO, Miguel González; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. (org.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

ARROYO, Miguel González. Diversidade. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Expressão Popular, p. 231-238, 2012a.

ARROYO, Miguel González. Formação de educadores do campo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Expressão Popular, p. 361-367, 2012b.

BARAÚNA, Rosemeire Silva. Formação de Professores e Educação do Campo: análise de uma proposta de formação superior e repercussões em um município baiano. In: CUNHA, Maria Couto (org.). Gestão Educacional nos Municípios: entraves e perspectivas [online]. Salvador: EDUFBA, p. 286-309, 2009. Disponível em: <https://doi.org/10.7476/9788523209025 >. Acesso em: 25 jun. 2019.

BRASIL, LDB. Lei 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2019.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº1, de 3 de abril de 2002. Conselho Nacional de Educação - Câmara de Educação Básica. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Seção 1, p. 32. Brasília: Diário Oficial da União, 9 abr. 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800-rceb001-02-pdf&category_slug=agosto-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 15 jul. 2019.

BRASIL. Decreto nº 7352, de 4 de novembro de 2010. Política de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Brasília: Diário Oficial da União, 5 nov. 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file>. Acesso em: 02 ago. 2019.

CALDART, Roseli Salete. A Escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, M. G; CALDART, R. S; MOLINA, C. M. (org.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

CALDART, Roseli Salete. Licenciatura em educação do campo e projeto formativo: qual o lugar da docência por área? In: CALDART, Roseli Salete. Caminhos para a transformação da escola: reflexões desde práticas da licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão popular, 2011.

CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Expressão Popular, p. 259-267, 2012.

CUNHA, Maria Couto (org.). Gestão Educacional nos Municípios: entraves e perspectivas [online]. Salvador: EDUFBA, 2009. 366 p. ISBN 978-85-232-0586-7. Disponível em: <https://doi.org/10.7476/9788523209025 >. Acesso em 19 ago. 2019.

FREITAS, Luiz Carlos de. A escola única do trabalho: explorando os caminhos de sua construção. In: CALDART, Roseli Salete. Caminhos para a transformação da escola: reflexões desde práticas da licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão popular, 2011.

MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA. Maria Isabel. Educação do campo: história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores – reflexões sobre o Pronera e o Procampo. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 220-253, jul./dez. 2014. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5252/3690> Acesso em: 20 jul. 2019.

MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Mourão. Escola do campo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Expressão Popular, 2012.

PIRES, Angela Monteiro. Educação do campo como direito humano. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008.

SILVA, Maria do Socorro. Educação do Campo e políticas educacionais: avanços, contradições e desafios. In: URT. Sônia da Cunha (org.). Políticas Educacionais e formação: produção, projetos e ações em educação. Campo Grande: Editora Oeste, 2017.

Publicado

2020-11-22

Cómo citar

PIATTI, C. B. Idiossincrasias para e nas licenciaturas em Educação do Campo. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020037, 2020. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v11i.8844. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8844. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.