A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM PORTUGAL: HOJE EM DIA, TODO PROFESSOR DEVE SER...

Autores

  • Cely do Socorro Costa Nunes Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Herika Socorro da Costa Nunes Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i1.416

Palavras-chave:

formação inicial de professores, magistério

Resumo

Neste texto, de cariz teórica, procura-se evidenciar, por meio da literatura especializada sobre a formação inicial de professores em Portugal, algumas especificidades desta formação que a remetem para um contexto de incertezas frente a atual ordem sócio-econômica que impõe novos desafios a esta formação. A universitarização e a academização da formação de professores; formar professores para a diversidade e a crise econômica e do magistério são fatores que tem contribuído para a reconceptualização do estatuto socioprofissional docente em que se conclama um novo perfil profissional.

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Biografia do Autor

Cely do Socorro Costa Nunes, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Investigadora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Herika Socorro da Costa Nunes, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Investigadora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

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Publicado

2013-09-04

Como Citar

NUNES, C. do S. C.; NUNES, H. S. da C. A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM PORTUGAL: HOJE EM DIA, TODO PROFESSOR DEVE SER... Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 4, n. 1, 2013. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i1.416. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6624. Acesso em: 10 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê