Relato de experiência: sequência didática com a introdução do jogo Traverse no Ensino Fundamental

Autores/as

  • Elaine Morais da Conceição UNIFESSPA
  • Cristiane UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss5pp14309-01e

Palabras clave:

Sequência didática, Geometria, Polígonos, Jogo Traverse

Resumen

Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma sequência didática que teve como objetivo ponderar e investigar a utilização do jogo Traverse para construção de definições geométricas e desenvolvimento de raciocínio lógico-matemático, em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A experiência ocorreu numa escola municipal em Santana do Araguaia, durante as atividades da disciplina de Prática Pedagógica em Matemática II do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Pará. A investigação, de base qualitativa, abarcou orientações teóricas sobre a Etnomatemática e utilização de materiais didáticos concretos no ensino. Os instrumentos usados para a análise descritiva foram a atividade escrita, as anotações da pesquisadora e as respostas orais dos estudantes. Os resultados evidenciam que o jogo Traverse se mostrou adequado para os estudantes formularem conceitos de Geometria e de polígonos, favoreceu o raciocínio lógico, a cooperação e participação. A análise permitiu concluir que os alunos compreenderam conceitos geométricos ultrapassando o simples ato de observação e memorização, perceberam a matemática de forma mais contextualizada, presente nos jogos recreativos. Sugerem-se novos estudos que investiguem a Etnomatemática no ensino para que os estudantes conheçam e respeitem outras culturas e percebam a matemática como um conhecimento histórico, social e cultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-05-30

Cómo citar

Conceição, E. M. da, & Cristiane. (2022). Relato de experiência: sequência didática com a introdução do jogo Traverse no Ensino Fundamental. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 8(5), 14309–01e. https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss5pp14309-01e

Número

Sección

General Articles

Artículos más leídos del mismo autor/a