Carne de Frango - Um estudo sobre o consumo, atitudes e o comportamento do consumidor brasileiro

Autores/as

  • Luiza Rocha Vannier Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7951-3719
  • Elson Rogério Tavares Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9825-0627
  • Mônica Marques Pagani Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5179-139X
  • Adriano Gomes da Cruz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil
  • Claudia Emília Teixeira Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil
  • Maria Carmela Kasnowski Holanda Duarte Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil
  • Erick Almeida Esmerino Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss9pp14854-01e

Palabras clave:

Percepção do consumidor, Produto avícola, Perfis de consumo, Percepção de risco, Propriedades sensoriais

Resumen

A carne de frango é a proteína animal com maior perspectiva global de crescimento em consumo e produção. Desta forma, conhecer os fatores relacionados à percepção dos consumidores pode gerar informações valiosas para a sua cadeia produtiva. Neste contexto, avaliou-se no presente estudo a percepção de 393 consumidores brasileiros, recrutados por amostragem não probabilística de conveniência, quanto a atributos intrínsecos e extrínsecos relacionados à carne de frango, através de perguntas abertas e fechadas se utilizando de questionário disponibilizado online. Com base nos resultados, a Análise de Agrupamentos Hierárquicos (HCA) identificou dois grupos distintos de consumidores, denominados de “Grupo Consciente” e “Grupo Superficial”. Observou-se, de modo geral, que os consumidores associaram características intrínsecas como aroma, sabor e suculência à qualidade geral do produto. Notou-se ainda que fatores que promovem a segurança e sustentabilidade da produção podem agregar valor ao produto. Conclui-se que apesar do grande consumo desse produto pela população, a segmentação e caracterização se mostraram fundamentais para acessar informações únicas sobre suas atitudes e comportamentos.

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Publicado

2022-11-10

Cómo citar

Vannier, L. R., Tavares Filho, E. R., Pagani, M. M., Cruz, A. G. da, Teixeira, C. E., Duarte, M. C. K. H., & Esmerino, E. A. (2022). Carne de Frango - Um estudo sobre o consumo, atitudes e o comportamento do consumidor brasileiro. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 8(9), 14854–01e. https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss9pp14854-01e

Número

Sección

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