Tecnologias digitais aliadas ao ensino de Criptografia
DOI :
https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss5pp14313-01eMots-clés :
Criptografia, Mit App Inventor 2, História em Quadrinhos, Tecnologias digitais, MatrizesRésumé
Este trabalho teve como objetivo investigar as potencialidades do uso de ferramentas digitais no ensino de criptografia e matemática durante aplicação de uma Sequência Didática (SD). A implementação da SD foi realizada com acadêmicas de Matemática de uma universidade pública do sul do Pará, sendo que a investigação foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa. Os instrumentos de análise foram as gravações em vídeo da implementação da SD, a observação direta, o questionário e as respostas das atividades extras. A SD consistiu em criar aplicativos na plataforma do Mit App Inventor 2 para cálculos de matrizes e na codificação e decodificação de mensagens, tornando-a ininteligível aos estudantes. Além disso, foram apresentados problemas relacionados ao tema em formato de histórias em quadrinhos digitais (HQDs). A análise foi composta por planejamento, avaliação e reflexão da SD implementada. A partir dos resultados, evidenciamos que o Mit App Inventor 2 e HQDs foram ferramentas tecnológicas adequadas ao estudo de criptografia que despertaram o interesse e a curiosidade das acadêmicas, proporcionando saberes relevantes para sua futura prática docente, além de tornar a aula mais atrativa, dinâmica e participativa. Indicam-se novos estudos sobre criptografia com uso de tecnologias digitais na Educação Básica devido à carência de estudos nessa área.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés The Journal of Engineering and Exact Sciences 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .