A tecnologia multimídia ergoshow como prática na formação de conceitos quanto a ergonomia, saúde e segurança no trabalho e na busca de saúde, bem-estar e qualidade de vida na família
Abstract
A saúde e segurança do trabalhador devem ser trabalhadas desde cedo com crianças e adolescentes, na perspectiva de que sejam adultos mais conscientes quanto a estes aspectos, isto é o que pretende o ERGOSHOW, um jogo multimídia, para transmitir conteúdos da Ergonomia, Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Assim, o objetivo deste estudo foi discutir a importância e a contribuição dos meios multimídia como facilitador no processo ensino-aprendizagem, de crianças entre 12 e 14 anos, no que se refere à instrumentalização e construção de conceitos sobre a temática SST. Para alcance dos objetivos foram utilizados, questionários, entrevistas e o software ERGOSHOW. Sendo que para análise dos dados foram consideradas as falas dos entrevistados e o desempenho das crianças, quando da utilização do referido software. Obtendo-se como principal resultado que o uso de ferramentas multimídias no aprendizado da temática SST, se apresentou como estimulador ao aprendizado, principalmente quando se considera o relato dos pais quanto ao comportamento diferenciado das crianças após o desenvolvimento das atividades.
Downloads
References
ANUÁRIO Brasileiro de Proteção de 2011 – Edição especial da revista de proteção. Ed. 17. 2011. Disponível em: <http://www.protecao.com.br/site/content/conteudo/?id=AAji&menu=Jyy4AA>. Acesso em: 28 set. 2011.
BRASIL. Ministérios do Trabalho, da Previdência Social e da Saúde. Política nacional de segurança e saúde do trabalhador. 2004. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/insumos_portaria_interministerial_800.pdf>. Acesso em: 01 out. 2011.
BRASIL. Ministério da Previdência Social. Conceito, definições e caracterização do acidente do trabalho, prestações e procedimentos. 2010. Disponível em: <http://www1.previdencia.gov.br/pg_secundarias/paginas_perfis/perfil_Empregador_10_04-A5.asp>. Acesso em: 27 set. 2011.
CIA, Fabiana; PEREIRA, Camila de Sousa; PRETTE, Zilda Aparecida Pereira Del; e PRETTE, Almir Del Prette. Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho. Revista Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 73-81, jan./abr. 2006.
DIAS, Paulo; GOMES, Maria João; e CORREA, Ana Paula Sousa. Hipermédia e Educação. Braga: Edição Casa do Professor. 1998.
ERGOSHOW. 2008. Disponível em: <http://design-ergonomia.blogspot.com/2008/02/ergoshow.html>. Acesso em: 10 jun. 2011.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4ed. São Paulo: Atlas, 1994.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default_uf.shtm>. Acesso em: 28 set. 2011.
MARTINS, Jacqueline Cunha de Vasconcelos. A formação de atitudes e o comportamento público do brasileiro em relação ao ‘lixo’ que produz. Revista Holos, Ano 20, dez. 2004.
OLIVEIRA, José H. Barros de. Inteligência e Aprendizagem. Coimbra: Livraria Almedina, 1993.
PASSARELLI, Brasilina. Teoria das múltiplas inteligências aliada à multimídia na educação: novos rumos para o conhecimento. s.d. Disponível em: <http://www.futuro.usp.br/producao_cientifica/artigos/multiplasintelig.pdf>. Acesso em: 17 out. 2011.
PEDROSO, Rosemeri Siqueira; e SBARDELLOTO, Gabriela. Qualidade de vida e suporte social em pacientes renais crônicos: revisão teórica. Revista Virtual de Psicologia Hospitalar e da Saúde, ano 4, n.7. Belo Horizonte, 2008. Disponível em: <http://susanaalamy.sites.uol.com.br/psicopio_n7_32.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2011.
PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Multimídia e educação. Revista de divulgação cultural, Blumenau, SC, ano 18, n.60, p.83-88, set-dez. 1996.
RODRIGUES, Sandra H. Multimídia na educação: ampliando a ação do professor. s.d. Disponível em: <http://www.classinformatica.com.br/documentos/artigovc2.pdf>. Acesso em: 23 out. 2011.
SENA, Gildeon; e MOURA, Juliana. Jogos eletrônicos e educação: novas formas de aprender. 2007. Disponível em: <http://www.gamecultura.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=438&Itemid=9>. Acesso em: 24 set. 2011.
TERRA, Márcia Regina. O desenvolvimento humano na Teoria de Piaget. s.d. Disponível em: <http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm>. Acesso em: 26 set. 2011.
VARGAS, Sandra Rejane Silva; e PAVELACKI, Luiz Fernandes. A importância dos jogos no desenvolvimento educacional da criança. 2005. Disponível em: <http://guaiba.ulbra.tche.br/pesquisas/2005/artigos/psicologia/12.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2009.
Downloads
Additional Files
- Aprovação do Comitê de Ética (Português (Brasil))
- Declaração de Responsabilidade dos autores (Português (Brasil))
- Termo de Transferência de Direitos Autorais dos autores (Português (Brasil))
- Carta de Encaminhamento (Português (Brasil))
- Folha de Rosto do artigo "A TECNOLOGIA MULTIMÍDIA ERGOSHOW COMO PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS QUANTO A ERGONOMIA, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO E NA BUSCA DE SAÚDE, BEM-ESTAR E QUALIDADE DE VIDA NA FAMÍLIA" (Português (Brasil))
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98